As Melhores do "Vai..."

quarta-feira, 16 de junho de 2010

ELEIÇÕES

Políticos na onda do Twitter
Mais da metade dos deputados federais já aderiu ao microblog, com mais de 500 mil seguidores. DEM e PT são os mais populares, com 92,1 mil e 90,2 mil respectivamente

Alessandra Mello

CELIO LIMA/FOLHAPRESS - 11/5/10
Entre os 15 parlamentares com maior popularidade no Twitter, apenas um é mineiro, segundo a Secretaria de Comunicação da Câmara

A adesão dos políticos ao Twitter não para de crescer. Levantamento feito pela Secretaria de Comunicação da Câmara dos Deputados revela que o microblog tinha, até 31 de maio, a adesão de 295 parlamentares, contra 247 em janeiro, segundo o último balanço. Os seguidores dos deputados federais também aumentaram nesse período. Na verdade, o número de pessoas que acompanham os parlamentares pelo Twitter mais do que dobrou, passando de 231.271 em janeiro para 514.340 em maio.

A legenda com o maior número de seguidores é o DEM. O PT aparece em segundo. No total, os deputados do DEM tinham 92.191 seguidores contra 90.224 dos petistas, de acordo com números do fim de maio. Já o PMDB, que tem a maior bancada federal, mantém também o maior número de parlamentares no microblog. Mas, em termos percentuais, o campeão é o PSOL, que tem 100% de sua bancada (três deputados) adepta de recente modalidade de rede social, seguido pelo PCdoB que tem 11 de seus 12 parlamentares (91,7%) conectados no Twitter.

A pesquisa analisou os números de 295 deputados com perfis ativos. Não foram consideradas páginas sem atualizações recentes, de suplentes ou de parlamentares que não estejam exercendo o mandato. Fernando Gabeira (PV), que no sábado será lançado oficialmente candidato ao governo do Rio de Janeiro, é o campeão absoluto de seguidores. No fim de maio, ele tinha 36.889 seguidores, número que já saltou para 38.114 até ontem. Desde 2008, quando disputou a Prefeitura do Rio de Janeiro, o deputado usa as redes sociais para fazer campanha e divulgar seu mandato.

O segundo e o terceiro colocado também são do Rio de Janeiro. Índio da Costa (DEM) alcançou o segundo lugar depois de ter conquistado o posto de um dos relatores do projeto Ficha Limpa de iniciativa popular, já aprovado pelo Congresso Nacional e sancionado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Em seguida está o ex-prefeito de Campos, Geraldo Pudim (PR).

Entre os 15 parlamentares com maior popularidade no Twitter, aparece apenas um mineiro, na sétima posição. Adepto das redes sociais há pelo menos dois anos, o deputado federal Lincoln Portela (PR-MG), vice-líder da bancada na Câmara, tinha até maio 18.200 seguidores, número que passou para 18.903 até ontem. O parlamentar, que apresenta um programa evangélico em uma emissora de televisão mineira, disse que aderiu ao Ttwitter em 2009, mas somente este ano passou a usar mais a ferramenta. “Sempre trabalhei com comunicação. Sou apresentador de televisão, fui radialista muito tempo e por isso resolvi adotar a internet com instrumento para divulgação do meu mandato. Deu muito certo”, conta.

O deputado disse que começou com um site e depois um blog. “Mas o blog era muito trabalhoso, ai resolvi aderir ao Twitter, mais fácil de atualizar”. O parlamentar conta que toda quinta-feira reserva parte do dia para responder aos recados que recebe via redes sociais (Twitter e Orkut) e também pelo site e para enviar informações para todos os seus seguidores. “Mas faço isso com muito respeito. Se alguém pede para não receber mais a gente imediatamente bloqueia o envio”.

Fonte: Jornal Estado de Minas - 16/06/2010