segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Agora o Aécio VAI virar Pinóquio

Complicado escrever um texto sério diante de enorme cara de pau do ilustre Senador Aécio Neves (PSDB/MG). Em sua coluna publicada hoje, 15, na Folha de S. Paulo – sim, ele agora é colunista de um grande jornal – o Senador se mostra um grande comediante.

Separamos alguns trechos do texto e nossas explicações em itálico, assim vocês terão o prazer de conhecer esse lado piadista do tucano.

O governo federal do PT conseguiu subverter um dos princípios mais disseminados nos manuais contemporâneos de gestão: fazer mais com menos. Ao contrário do lema conhecido no mundo todo, fazer menos com mais passou a ser diretriz na atual organização do Estado brasileiro.

O PT fez menos com mais? Atá... E o PSDB fez o que enquanto esteve no governo? A verdade já foi comprovada nas urnas: Lula conseguiu emplacar sua sucessora, já FHC só consegui dar entrevistas depois que saiu do Planalto...

O país herdou do governo passado uma máquina administrativa pesada, com 24 ministérios. Número que chegava a 37 se computados os órgãos cujos titulares ganharam status e equipes de ministro.
Neste ano, o inchaço vem aumentando com a criação de duas novas secretarias setoriais no mesmo patamar.

Assim, o Brasil poderá chegar ao final do ano com estupendos 39 ministros! O excesso fica evidente quando se faz uma comparação com outros países. Os Estados Unidos têm 15 ministérios e a França, 17.

Tudo indica que o número de pastas foi anabolizado não para atender necessidades da administração, e sim para permitir o aparelhamento do Estado com a militância partidária, acomodando interesses e saciando o apetite de aliados.

Poderíamos gastar linhas e letras desmentindo o Senador, ao contrário preferimos mostrar como Aécio Neves aparelhou a máquina pública enquanto esteve à frente do governo mineiro. Nos oitos anos de gestão Aécio em Minas, o quadro de pessoal cresceu 30,9%, passando de 268,4 mil servidores em novembro de 2003 para 351,5 mil em novembro de 2010. Apesar de Aécio ter anunciado, no primeiro ano de governo, a extinção de 1.300 cargos ocupados por meio de indicação política, em meio a um ajuste fiscal, nos anos seguintes os cargos foram restabelecidos e ainda foram criados mais 1.500 mil com o mesmo perfil. No fim de 2010, 13.069 cargos comissionados estavam ocupados, contra 10.199, em 2003.

Definitivamente Aécio é um ótimo comediante. Afinal de contas, os comediantes precisam tem o dom de inventar histórias para fazer sucesso. Cuidado Senador, com tantas mentiras o senhor VAI mesmo se tornar o Pinóquio da vida real.

Com informações do Portal Vermelho

0 comentários:

Postar um comentário