terça-feira, 16 de agosto de 2011

Governo não vetou nada relativo a aumento a aposentados


Image Ao contrário do noticiado e que a imprensa empenha-se em passar à opinião pública, na sanção da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO-2012), dentre os 44 itens que o governo precisou rejeitar ele não vetou nenhum dispositivo que estabelecia aumento para aposentados a partir do ano que vem.

O que ele vetou foi uma forma de dar esse aumento, embutida no texto por emenda da oposição, por mais uma daquelas iniciativas completamente equivocadas dos tucanos e cia.

Fora o fato de que anunciar antes e publicamente como fará emissões monetárias (item vetado na sanção da LDO) é uma coisa que não é feita por nenhum governo de país com economia conduzida seriamente no mundo. Seria dar milho para bode, ou mandar a raposa cuidar do galinheiro.

No governo, a política salarial tucana era de arrocho


Coisas, aliás, que os tucanos conhecem bem já que praticaram no governo FHC. Fizeram demagogia pura com essa história de antecipar as emissões do Tesouro para capitalização dos bancos públicos. O que é, aliás, política que eles são contra (quando no governo), mas que instauraria, aqui, o paraíso dos especuladores.

Nessa questão da LDO, este ano (a lei é aprovada anualmente para cumprimento no ano seguinte), a hipocrisia do PSDB não tem limites. Francamente, estabelecer, como tentaram os tucanos, limites ao déficit nominal, limitá-lo a 0,85% do PIB é impossível e irresponsável diante do cenário de crise mundial.

Da mesma forma, tentar dar, por antecipação, aumento acima da inflação aos aposentados que ganham mais que um salário mínimo, como quiseram os tucanos com essa emenda deles na LDO - é propor exatamente o contrário do que eles faziam quando eram governo quando arrochavam salários e benefícios. Arrocho salarial, aliás, era uma das políticas-pilares dos governos deles.

Foto: Arquivo.

Fonte: Blog Zé Dirceu

0 comentários:

Postar um comentário