segunda-feira, 29 de agosto de 2011

PIG e a eterna sombra nunca antes vista na história desse país

Do Amigos do Pimentel:

Na foto do Bessinha, o detrito de maré baixa


O recente episódio envolvendo a revista Veja revela muito mais que mal caratismo, crime e invasão de privacidade. Um repórter da revista foi flagrado ao tentar invadir o quarto de ex-ministro José Dirceu, além disso a revista fez filmagens ilegais para forjar uma reportagem de capa.

A tentativa de invasão foi denunciada no blog do Dirceu (leia aqui) e nem tente pensar que ele está mentindo ou simplesmente tentando desviar o foco, pois a arapongagem resultou em um registro formal numa delegacia de Brasília (veja a cópia do BO). Além de tentar invadir o aposento o repórter instalou uma câmera escondida no corredor do hotel, fato que foi confirmado em entrevista pela gerente do estabelecimento.

É realmente difícil de compreender o que levaria uma revista “respeitada” a utilizar meios ilegais para conseguir forjar uma reportagem de capa (veja a versão online). O texto da matéria tenta fazer crer que José Dirceu estaria formando o complô contra a presidenta Dilma Rousseff. As fotos obtidas de maneira ilegal tentam comprovar que ministros, senadores e empresários estariam se mancomunando com Dirceu para de alguma forma derrubar a presidenta. Porém, o mais importante numa denuncia como essa não aparece na matéria: o motivo do complô – somente isso já serviria para esvaziar o texto tão bem diagramado.

Este trecho da matéria, que não está disponível na versão online, revela a principal motivação da publicação:

Se Dilma se consolidar como uma presidente popular e, mais perigoso, um entrave a um novo mandato de Lula, o tal rompimento entra no campo das possibilidades. "Nunca a turma do PT foi tão lulista como hoje. Imagine em 2014", afirma um cardeal do partido.

O que move a revista, e outros meios de comunicação, a cometer crimes – sim, crimes, pois invasão de privacidade ainda é crime neste país – é o medo de Lula. A imprensa não aceita o fato de que Lula é, e sempre será, um presidente que fez o que nunca antes foi feito na história do país. E Dilma? Dilma Rousseff, a primeira mulher presidenta do Brasil, é continuidade disso, e o grande engano da mídia golpista é imaginar que Dilma não é a continuidade de Lula. Com Lula o Brasil cresceu e com Dilma vai continuar crescendo.

Leia também:


Tentativa de invasão do quarto de Dirceu por repórter de Veja vira ...

O caso de Veja por Luís Nassif



0 comentários:

Postar um comentário