quinta-feira, 4 de agosto de 2011

PSDB e os Sindicalistas

http://www.blogdonilmario.com.br/conteudo.php?LISTA=detalhe&ID=2863

PSDB e os Sindicalistas

Acho ótima a filiação de 150 sindicalistas da Força Sindical ao PSDB de Minas, pela mão de Aécio Neves (pelo que diz a mídia também estarão sindicatos da UGT e Nova Central Sindical).

Quem sabe daqui para frente o PSDB passe a apoiar as 40 horas semanais sem redução de salários? Quem sabe os tucanos de um partido tipicamente patronal, apóiem as Convenções 151 e 158? Talvez finalmente o PSDB passe a apoiar as organizações por local de trabalho, fundamentais para desjudicializar as relações de trabalho.

Quem sabe Aécio passe a defender no Senado, junto com Paulo Paim, Walter Pinheiro, Cristovam Buarque, as negociações coletivas de trabalho? O fim do fator previdenciário? A atualização do índice de produtividade para desobstruir as desapropriações para a reforma agrária?

Não é difícil ter sindicalistas em qualquer partido. No Brasil surgem três sindicatos por dia, à custa do imposto sindical, dividindo um sindicato pré-existente. O problema é a representatividade. O PSDB já teve uma central sindical – a SDS (Social Democracia Sindical) – liderada pelo Alemão, o Enilson Simões de Moura, único dos grandes líderes de São Bernardo que aderiu ao PSDB.

Não se fala mais na SDS, o que houve com ela. Adianta filiar sindicalistas e não assumir a agenda dos trabalhadores?

0 comentários:

Postar um comentário