As Melhores do "Vai..."

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Lula na União Africana

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Grandes Shows da #FeiraMDA

domingo, 18 de novembro de 2012

Lula é recebido por dirigentes da Cosatu, na África do Sul

O encanto dos orixás - Por Leonardo Boff


       
 Quando atinge grau elevado de complexidade, toda cultura encontra sua expressão artística, literária e espiritual. Mas ao criar uma religião a partir de uma experiência profunda do Mistério do mundo, ela  alcança sua maturidade e aponta para valores universais. É o que representa a Umbanda, religião, nascida em Niterói, no Rio de Janeiro, em 1908, bebendo das matrizes da mais genuina brasilidade, feita de europeus, de africanos e de indígenas. Num contexto de desamparo social, com milhares depessoas desenraizadas, vindas da selva e dos grotões do Brasil profundo, desempregadas, doentes pela insalubridade notória do Rio nos inícios do século XX, irrompeu uma fortíssima experiência espiritual.
       O interiorano Zélio Moraes atesta a comunicação da Divindade sob a figura do Caboclo das Sete Encruzilhadas da tradição indígena e do Preto Velho da dos escravos. Essa revelação tem como destinatários primordiais os humildes e destituídos de todo apoio material e espiritual. Ela quer reforçar neles a percepção da profunda igualdade entre todos, homens e mulheres, se propõe potenciar a caridade e o amor fraterno,  mitigar as injustiças, consolar os aflitos e reintegrar o ser humano na natureza sob a égide do Evangelho e da figura sagrada do Divino Mestre Jesus.
       O nome Umbanda é carregado de significação. É composto de OM (o som originário do universo nas tradições orientais) e de BANDHA (movimento inecessante da força divina). Sincretiza de forma criativa elementos das várias tradições religiosas de nosso pais criando um sistema coerente. Privilegia as tradições do Candomblé da Bahia por serem as mais populares e próximas aos seres humanos em suas necessidades. Mas não as considera como entidades, apenas como forças ou espíritos puros que através dos Guias espirituais se acercam das pessoas para ajudá-las. Os Orixás, a Mata Virgem, o Rompe Mato, o Sete Flechas, a Cachoeira, a Jurema e os Caboclos representam facetas arquetípicas da Divindade. Elas não multiplicam Deus num falso panteismo mas concretizam, sob os mais diversos nomes, o único e mesmo Deus. Este se sacramentaliza nos elementos da natureza como nas montanhas, nas cachoeiras, nas matas, no mar, no fogo e nas tempestades. Ao confrontar-se com estas realidades, o fiel entra em comunhão com Deus.
       A Umbanda é uma religião profundamente ecológica. Devolve ao ser humano o sentido da reverência face às energias cósmicas. Renuncia aos sacrifícios de animais para restringir-se somente às flores e à luz, realidades sutis e espirituais.
       Há um diplomata brasileiro, Flávio Perri, que serviu em embaixadas importantes como Paris, Roma, Genebra e Nova York que se deixou encantar pela religião da Umbanda. Com recursos das ciências comparadas das religiões e dos vários métodos hermenêuticos elaborou perspicazes reflexões que levam exatamente este título O Encanto dos Orixás, desvendando-nos a riqueza espiritual da Umbanda. Permeia seu trabalho com poemas próprios de fina percepção espiritual. Ele se inscreve no gênero dos poetas-pensadores e místicos como Alvaro Campos  (Fernando Pessoa), Murilo Mendes, T. S. Elliot e o sufi Rumi. Mesmo sob o encanto, seu estilo é contido, sem qualquer exaltação,  pois é esse rigor que a natureza do espiritual  exige.
       Além disso, ajuda a desmontar preconceitos que cercam a Umbanda, por causa de suas origens nos pobres da cultura popular, espontaneamente sincréticos. Que eles tenham produzido significativa espiritualidade e criado uma religião cujos meios de expressão são puros e singelos revela quão profunda e rica é a cultura desses humilhados e ofendidos, nossos irmãos e irmãs. Como se dizia nos primórdios do Cristianismo que, em sua origem também era uma religião de escravos e de marginalizados, “os pobres são nossos mestres, os humildes, nossos doutores”.
       Talvez algum leitor/a estranhe que um teólogo como eu escreva tudo isso que escrevi. Apenas respondo: um teólogo que não consegue ver Deus para além dos limites de sua religião ou igreja não é um bom teólogo. É antes um erudito de doutrinas. Perde a ocasião de se encontrar com Deus que se esconde por detrás das doutrinas, que se comunica por outros caminhos e que fala por diferentes mensageiros, seus verdadeiros anjos.
       Deus desborda de nossas cabeças e dogmas. Na verdade, como dizem os místicos, Deus não em religião. Nós as nventamos para poder sobreviver quando nos encontramos com Ele. Caso contrário, morreríamos de tanto êxtase e beleza.
Leonardo Boff, teólogo, filósofo e escritor.

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Walter Navarro, direita, esquerda e os Kaiowá

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Dr Rosinha fala do "Omelete Tucano" Vai encarar? kkk

Rosinha: "Ali é o ninho onde os tucanos colocam os ovos e nós conseguimos quebrar esses ovos"


Deputado petista comemora vitória de Haddad em São Paulo


Em relação ao desempenho do Partido dos Trabalhadores nas eleições municipais, o deputado federal Dr.Rosinha (PT-PR) declarou que de acordo com os resultados obtidos pela legenda, não tem como não avaliar o PT como vitorioso.

"Ao observarmos o número total de prefeituras, o PT cresceu. No número total de vereadores, o PT cresceu e se nós observarmos o número de votos, o número absoluto e o percentual, o PT cresceu. E se observarmos o número de pessoas que passarão a ser governadas por prefeitos do PT, o PT cresceu. Há um trabalho dos setores da mídia, de comentaristas e cientistas como se dizem, ou especialistas políticos que procuram demonstrar que saímos derrotados quando não é verdade. E eu acho que uma das piores cegueiras é a cegueira política, então este resultado eleitoral mostrou que o PT teve um excelente desempenho que desde o seu nascimento e desde a sua fundação o Partido continua crescendo numericamente e crescendo hegemonicamente, ou melhor, formando uma certa hegemonia política".

Sobre a conquista à prefeitura da capital paulista pelo petista Fernando Haddad, Dr.Rosinha ressaltou que o prefeito eleito tem "capacidade de gestão" suficiente para governar uma das maiores cidades da América Latina.

"Eu acho que ela é um símbolo para nós muito importante, porque ela não só é o terceiro maior orçamento do país, vindo atrás do orçamento da União e do orçamento do estado de São Paulo, mas é a maior população municipal que será governado pelo PT, e ali é o ninho onde os tucanos colocam os ovos e nós conseguimos quebrar esses ovos, e eu tenho a absoluta certeza, conhecendo o ex-ministro Haddad ,que agora é prefeito, que ele será um excelente prefeito".


(Fabrícia Neves -- Portal do PT)


sexta-feira, 2 de novembro de 2012

JAMELÃO - CASTIGO